Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul

Mensagem do secretário-geral da ONU, António Guterres, para o Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul 2023, assinalado em 7 de setembro.

A poluição atmosférica é uma emergência mundial.

Noventa e nove por cento da humanidade respira ar impregnado de fuligem, enxofre e outros produtos químicos tóxicos, sendo os países de baixo e médio rendimento os mais vulneráveis.

Todos os anos, sete milhões de pessoas morrem prematuramente em consequência disso e a poluição atmosférica está intimamente ligada ao aquecimento global.

A poluição atmosférica não conhece fronteiras, viajando milhares de quilômetros, disseminando substâncias poluentes com o vento. E a crise climática tem impactos devastadores e crescentes em todos os continentes da Terra.

Os problemas mundiais exigem soluções mundiais. Juntos por um ar limpo - o tema do Dia Internacional do Ar Limpo para o Céu Azul deste ano.

Juntos, devemos acelerar uma transição justa e equitativa dos combustíveis fósseis, em especial do carvão, para as energias renováveis limpas, assegurando simultaneamente que ninguém é deixado para trás.

Para o alcançar, propus um Pacto de Solidariedade Climática, no âmbito do qual todos os grandes emissores farão esforços adicionais para reduzir as emissões e os países mais ricos mobilizarão recursos financeiros e técnicos para apoiar as economias emergentes nesse sentido. É propus uma Agenda de Aceleração para reforçar estes esforços. Apelo a todos os países para que ponham ambas as medidas em prática.

Devemos também apoiar a transição para um modo de cozinhar limpo e para os veículos elétricos. Devemos incentivar as deslocações a pé e de bicicleta nas cidades e criar sistemas que tornem a gestão responsável dos resíduos uma realidade. E devemos cumprir o compromisso de reduzir as emissões de metano.

O nosso ar é um bem comum e uma responsabilidade comum. Vamos trabalhar em conjunto para o limpar, proteger a nossa saúde e deixar um planeta saudável para as gerações vindouras.