Notícias

Acompanhe os nossos destaques

Informação Meteolorógica de 16 de Abril de 2024

Estão a ser registadas no arquipélago temperaturas elevadas para a época, acima dos 35ºC nalgumas localidades, com humidade relativa abaixo dos 15%, acompanhadas de partículas de poeira em suspensão.

Prevê-se que a situação possa continuar nas próximas 72 horas, pelo que se chama a atenção principalmente para as regiões mais elevadas nas ilhas montanhosas.

O INMG continuará monitorando a situação e fornecerá as necessárias atualizações.

 

"Temperaturas globais provavelmente atingirão níveis recordes nos próximos cinco anos"

De acordo com as últimas notícias da Organização Meteorológica Mundial (OMM), "as temperaturas globais provavelmente atingirão níveis recordes nos próximos cinco anos, alimentadas pelas emissões dos gases de efeito estufa que retêm o calor e um evento natural do El Niño".

 2023 caminha para se confirmar como o ano mais quente já registado globalmente. À semelhança de várias outras partes do globo, em Cabo Verde foram também observados extremos e recordes de temperatura em 2023. As temperaturas médias e máximas em Setembro e Agosto de 2023 bateram recordes em algumas ilhas do país. A Ilha do Sal, com registos há mais de 50 anos, o mês de Setembro foi o mais quente dos últimos 54 anos.

                                  

Quando observamos as tendências históricas das temperaturas médias, máximas e mínimas registradas pelas estações em Cabo Verde identificamos taxas de aumento de temperatura variando entre 0,2 e 0,3 graus Celsius por década. O que implica em aquecimento médio da ordem 1,5 graus Celsius nos últimos 50 anos.

 Em 2023, várias regiões do Atlântico Norte também quebraram recordes de temperatura, com cenários extremos de ondas de calor marinhas. Isso de alguma forma reflectiu em Cabo Verde, com ondas intensas de calor registadas nos meses de Agosto e Setembro.

 Em relação à precipitação, as coisas são um pouco mais complexas, seja por conta da natural alta variabilidade das chuvas em Cabo Verde seja pelo desafio que esta variável representa para os modelos. As projeções apontam para uma redução gradual da precipitação no longo prazo, que pode chegar a 30% no pior cenário de emissões dos gases de efeito de estufa.

Cabo Verde terá novo laboratório de Observação Atmosférico

No âmbito da Cooperação entre a Alemanha e Cabo Verde, o Instituto Leibniz de Investigação Troposférica (TROPOS), da Alemanha, irá construir, em parceria com instituições nacionais, um novo laboratório de Análise de Partículas de Aerossóis em Cabo Verde (São Vicente). A ideia do Observatório de Cabo Verde surgiu da necessidade de se estabelecer na região da costa Ocidental Africana centros de acompanhamento, quer do oceano, quer da atmosfera, pois os fenómenos e composições da região são peculiares e importantes para a compreensão das interações entre a atmosfera e oceano.     

Este Observatório inclui vários laboratórios e irá proporcionar pela primeira vez, nesta região, oportunidades únicas para monitorizar condições meteorológicas extremas á superfície e a grande altitude, episódios de poluição ou eventos de queima de poeiras minerais e biomassa, e processos de interação oceano-atmosfera relevantes para compreender as mudanças climáticas e os efeitos associados na saúde.

Os dados gerados (Aerosol, Clouds and Trace gases Research Infrastructure) serão disponibilizados às partes interessadas locais, regionais e internacionais através de plataformas de dados de acesso aberto para ajudar na elaboração de políticas e na monitorização da eficácia dos regulamentos relativos à qualidade do ar, otimizando as previsões meteorológicas regionais e compreendendo a evolução dos constituintes atmosféricos de curta duração de particular importância.

O Governo está ciente do estado de emergência climática em que o mundo se encontra, impactando negativamente os meios de subsistência, as economias, os ecossistemas e o bem-estar das pessoas. Como tal, o Governo defende uma atitude responsável de todos e desenho de políticas e tomadas de decisões baseados na ciência na melhor ciência disponível, sempre que possível. É com esta visão que o Cabo Verde acolhe este Observatório, contribuindo desta forma para o objetivo global de combate às mudanças climáticas.

O ato de lançamento da primeira pedra do Observatório Atmosférico de Cabo Verde, acontecerá amanhã, 5 de outubro em São Vicente, enquadrado na visita do Presidente da Alemanha, Sr. Frank-Walter Steinmeier, a Cabo Verde.

Subcategorias

Publish modules to the "offcanvs" position.