Ilha de Santiago Aeroporto Internacional Nelson Mandela Latitude: 14° 56' 07 "N Longitude: 23° 29' 07" W Altitude: 94,8 m Período: 1981 – 2010

Ilha de São Vicente Mindelo Latitude: 16° 31' 48''N Longitude: 24° 35' 41''W Altitude: 31,9 m Período: 1981 – 2010

Ilha do Sal Aeroporto Internacional Amílcar Cabral Latitude: 16° 43' 56" N Longitude: 22° 56' 06" W Altitude: 55 m Período: 1981 – 2010

Normais Climatológicas

Normal Climatológica é um valor padrão de um elemento meteorológico, considerando a média da sua ocorrência em um determinado local, por um número determinado de anos. A Organização Meteorológica Mundial, OMM, define normais climatológicas padrão como “médias de dados climatológicos, calculados para um período de 30 anos mais recentes e concluindo em um ano terminando com zero (1981 – 2010).
A utilização dos normais climáticos serve a dois propósitos principais. Por um lado, como uma referência para comparar observações recentes ou atuais e, em particular, fornecem a base para muitos conjuntos de dados climáticos baseados em anomalias (por exemplo: temperaturas médias globais). Por outro lado, são também amplamente usados, implícita ou explicitamente, para prever as condições mais prováveis que ocorrerão em um determinado local".

Observação: Toda a informação disponibilizada através deste serviço é propriedade exclusiva do INMG, não podendo esta instituição responsabilizar-se pelos eventuais danos resultantes da sua interpretação e/ou utilização. É exclusivamente concedido o direito de utilização privada, individual, pessoal e não transmissível do presente conteúdo, sendo obrigatória a referência à fonte e, expressamente interdita toda a apresentação e/ou reprodução total ou parcial.

Legenda:

T

Temperatura do ar média mensal/anual (ºC)

Tm

Média mensal/anual das temperaturas mínimas diárias (ºC)

TM

Média mensal/anual das temperaturas máximas diárias (ºC)

HR

Humidade relativa do ar média mensal/anual (%)

V

Velocidade do vento média mensal/anual (km/h)

R

Média da quantidade de Precipitação total mensal/anual (mm)

E

Evaporação média mensal/anual (mm)