Caro Internauta

Seja Bem-vindo ao Website do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica.

Em Cabo Verde, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, (INMG) é a autoridade nacional, nos domínios da meteorologia, climatologia, geofísica, geomagnetismo e sismologia.

O INMG nasce oficialmente no ano 2000, por Resolução do Conselho de Ministros do Governo de Cabo Verde, nº 54/2000, sucedendo assim, o Serviço nacional de Meteorologia e Geofísica.

É a instituição responsável pela promoção, coordenação e execução das medidas e ações da política governamental nos domínios da Meteorologia e da Geofísica e, tem por missão a vigilância meteorológica e climática e a monitorização e vigilância geofísica e sísmica, com base em dados nacionais e internacionais, com vista ao fornecimento de informações às populações e aos sectores de tomada de decisão política e económica, orientadas para a salvaguarda de pessoas e bens.

Em tempos de distanciamento social, motivado pela pandemia do Novo coronavírus a aposta nas novas tecnologias de informação e comunicação deve ser reforçada.

Respondendo a esta demanda, o novo plano estratégico do INMG coloca a ênfase na necessidade de melhoria da comunicação e marketing do Instituto com os seus parceiros, clientes e com a sociedade em geral.

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica tem em curso uma serie de medidas que visam a maior aproximação aos diferentes públicos-alvo, bem como o reforço da credibilidade e imagem positiva da instituição.

Para a prossecução deste objetivo, o INMG coloca ao dispor do seu público um website oficial, concebido para melhorar a divulgação da sua missão e atribuições, disponibilizar informações meteorológicas atualizadas diariamente, bem como alertas de mau tempo, noticias, avisos, entre outras informações de suma importância.

A principal característica da comunicação digital é o seu caracter dinâmico, daí que é nossa convicção que o website oficial do INMG deve também ser um corpo vivo, em constante evolução, dinamismo, modernização e interatividade, de forma a cada vez mais, cumprir o seu papel de informar o público cabo-verdiano, e não só, sobre as condições meteorológicas e sobre a geofísica do nosso país.