O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, designado abreviadamente por INMG,  é a autoridade nacional nos domínios da meteorologia, climatologia e da geofísica, do geomagnetismo e sismologia, para fins aeronáuticos e marítimos.

Exerce as suas competências em todo o território nacional e no espaço aéreo e marítimo, sujeito à jurisdição do Estado de Cabo Verde e, tem sede na cidade de Espargos, ilha do Sal, com delegações e serviços instalados em diversos pontos do arquipélago.

O INMG, instituto público integrado na administração indirecta do Estado, dotada de autonomia administrativa e financeira e, património próprio, nasce oficialmente no ano 2000 por Resolução do Conselho de Ministros nº 54/2000, de 21 de Agosto, sucedendo ao Serviço de Meteorologia e Geofísica.

Os estatutos foram revogados pelo Decreto Regulamentar nº 13/2009, de 20 de Julho, com a pretensão do INMG adicionar às áreas da sua responsabilidade a prestação de serviços a outros campos da actividade humana, repercutindo a sua actividade, entre outros, no apoio às actividades agrícolas, à indústria, aos transportes, à gestão de recursos hídricos, à economia de energia, às pescas, à protecção do ambiente e à protecção civil.

De acordo com o artigo 30º do Dec. Lei nº 49/2016, de 27 de Setembro, a organização, competências e atribuições do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) são aprovados por diploma próprio.

Com a publicação do Decreto-Regulamentar nº13/2009 de 20 de Junho, os novos estatutos do INMG,  que o INMG passa a assegurar, também, a vigilância sísmica, até então instalada no Laboratório de Engenharia Civil, cabendo-lhe desenvolver atividades para a prossecução das políticas científicas e tecnológicas nos domínios da meteorologia, climatologia e geofísica.