A navegação em alto-mar é mais uma dessas atividades que dependem de forma integral da meteorologia para otimizar rotas, evitar acidentes e garantir a segurança das tripulações. Cabe ao INMG também efectuar a vigilância do estado do tempo e do mar;

Na navegação em alto-mar, é importante saber quais as condições do tempo para garantir que o deslocamento seja feito no tempo esperado e também por uma questão de segurança.

Já no caso das viagens de transporte de passageiros, como os cruzeiros marítimos, por exemplo, as empresas precisam respeitar o tempo da viagem para não prejudicar possíveis reservas e os planos dos passageiros. Além disso, quando um navio parte para uma viagem em alto-mar, ele carrega consigo suprimentos para um determinado período. Se há uma extensão do prazo da viagem, esses recursos podem ficar escassos para tripulação e passageiros.

Saber das condições meteorológicas é fundamental para que a tripulação possa planejar as melhores rotas, fugindo de intempéries que possam atrasar a viagem. Por fim, navegar por águas tranquilas também evita acidentes, o que garante a segurança das pessoas a bordo.

 

NA PESCA

 

Os diferentes tipos de pesca dependem das condições meteorológicas:

Pesca Costeira: Quase sempre em embarcações menores, depende de óptimas previsões que são: ventos abaixo de 10 KT ou nós (6m/s), ondas abaixo de 1.5m, intervalo de ondas maior que

Pesca de Canal: Depende de condições boas, ventos abaixo de 10 nós e da maré. As ondulações não costumam influenciar.

Pesca de Canal Abrigado: quando as previsões não são tão boas, vento acima dos 10 nós e maré mais ou menos boa.

Evitar a pesca e não pescar durante tempestades é fundamental.

Os factores das previsões que costumam ser utilizados nas pescas são:

 

Vento

É o principal factor a ser observado, às vezes a partir dele podemos ter ideia do restante dos factores sem ao menos consultá-los. Vento forte pode atrapalhar a navegação e até mesmo comprometer a segurança da embarcação em locais mais abertos. É melhor evitar o mar nestes dias. Em dias de pouco vento aproveitar para pescar em locais mais abertos e em dias de muito vento, pescar em locais abrigados. Alguns ventos, quando moderados podem ainda deixar o mar mais calmo diminuindo o tamanho das ondas.

Ondas

Observar a previsão da altura das ondas e seu período é muito importante para a navegação, períodos curtos costumam não favorecer a pesca em pequenas embarcações e ondas altas também não. Elas podem voltar a embarcação ao contrário, arremessar a embarcação contra as pedras e tornar a pesca impraticável.

Tempo

A previsão de temperatura ajuda a saber o tipo de vestuário que se deve levar, se deve levar uma capa de chuva completa ou apenas uma simples. A previsão de nuvens pode ajudar a escolher a cor e profundidade que suas iscas devem ter.

Maré

A previsão de marés é muito importante em vários aspectos, na navegação de locais que são muito rasos temos que planear o horário de navegação sem o, risco de encalhar. Outro aspecto importante é que alguma espécie de peixes tem hábitos diferentes em cada ponto da maré, exigindo mudança de iscas e técnicas para cada ponto da maré, por isso a previsão de marés é importante para o pescador.

Para as actividades ao ar livre. A protecção solar (horários adequados, filtro solar, chapéu, luvas e camisa de manga comprida e calças) devem ser cuidados a ter em conta quando a temperatura é elevada.