Ministro da Agricultura e Ambiente em visita oficial aos Açores

No seu último dia de visita oficial aos Açores, o Ministro da Agricultura e Ambiente foi recebido em audiência no Palácio de Sant’ Ana pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro. Esta visita demonstra a vontade recíproca de reforçar a cooperação conjunta tendo em conta a enorme proximidade e identidade de ambos os territórios, parte da Macaronésia e cujas relações, conforme o Ministro da Agricultura e Ambiente devem ser reforçadas em vários campos.

Segundo o Ministro da Agricultura e Ambiente, ambos os arquipélagos enfrentam os desafios impostos pela pequenez, designadamente de organização do setor produtivo para ganhar escala, do desenvolvimento das cadeias de valor, assim sendo é necessário explorar certos nichos de mercado, da transformação da agricultura, da atração de jovens para o setor, que de resto têm mais apetência para a modernização, entre outros desafios.

O Ministro da Agricultura e Ambiente sublinhou que a cooperação entre os dois arquipélagos é para continuar, assegurar as trocas comerciais no sentido de partilhar as boas práticas, o conhecimento entre os dois arquipélagos, com uma abordagem pragmática e voltada para os desafios da insularidade.

“Estou a chefiar uma Delegação aqui em Açores no âmbito de um projeto muito concreto no ramo da agricultura para defender os resultados positivos, e dizer que é preciso continuar , transferir experiências dos dois lados e acima de tudo estreitar relações, portanto vamos daqui com o sentimento de que valeu a pena.”

O presidente do Governo Regional dos Açores, por sua vez, manifestou vontade política de manter e reforçar as relações da região com Cabo Verde, sob uma perspectiva de um desenvolvimento sustentável e respeitador da natureza.

“Queremos manter esta via aberta, também tendo em vista o futuro, por exemplo, através do papel do mar nas alterações climáticas ou na instalação de meios de vigilância meteorológica. Serão colaborações arquipelágicas enquadradas numa perspectiva de desenvolvimento sustentável e respeitador da nossa natureza, em todo o território, incluindo o marítimo e espacial”, defendeu José Manuel Bolieiro.

A visita oficial à República dos Açores, foi muito positiva, com várias experiências muito úteis e inspiradoras para Cabo Verde e com o compromisso de uma Macaronésia mais forte e mais unida