Informação Meteorológica 25 de setembro de 2021

Nota Informativa_atualização
25 de setembro de 2021
 


Nas últimas horas, os dados observados pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, INMG, continuam a mostrar que não existem evidências do aumento da concentração dos gases, nomeadamente dióxido de enxofre (SO2)e monóxido de carbono (CO) na superfície.

Contudo, os dados fornecidos por vários modelos designadamente, o modelo do centro europeu (Copernicus e ECMWRF), e o modelo americano (GFS) não descartam a possibilidade de eventuais partículas de dióxido de enxofre (SO2) na alta atmosfera.

Ainda, os dados recolhidos a nível nacional nos últimos dias indicam um elevado teor de humidade do ar (>80%), e aumento da temperatura média do ar, em torno de 30°C.

A interação entre estes parâmetros associados à presença de aeróssois, nomeadamente, partículas de SO2 existentes na alta atmosfera, poeiras e outros poluentes trazidos pelo vento, poderá ter favorecido a condensação do vapor de água, contribuindo para a redução da visibilidade.

Durante a condensação, as moléculas de vapor de água combinam-se para formar pequenas gotículas suspensas no ar, originando a neblina de cor azulada que tem sido observada nos últimos dias.
De realçar, que os dados recolhidos pelo INMG, até o momento, continuam a descartar qualquer perigo associado a fenónemos naturais, pelo que alertamos para a necessidade de ponderação no sentido de evitar situações alarmistas desnecessárias.

A vigilância do estado do tempo no arquipélago e as previsões da sua evolução está a ser feita de forma ininterrupta.