Informação Meteorológica 18 de agosto de 2021

Mau Tempo Repentino nas ilhas do Sal e Boa Vista


De acordo com a época do ano, formações de ondas tropicais são frequentes, Cabo Verde está sob a influência de uma onda tropical ao longo dos 23W, gerando forte instabilidade no Arquipélago, com ocorrência de chuvas, podendo ser acompanhado de trovoadas.


O sistema durante a aproximação, originou fenómenos convectivos, repentina intensificação do vento com rajadas em torno dos 60 km/h na parte Oriental (Sal e Boa Vista), com previsão de afetar outras ilhas com intensificação temporária do vento ao longo desta quarta-feira, 18.


Foi previsto, desde o dia 13 de agosto a aproximação do sistema e ocorrência de precipitação em todo o território nacional, porém, devido as situações favoráveis tais como: forte instabilidade atmosférica, movimentos verticais ascendentes e elevado conteúdo em humidade, houve uma repentina intensificação de vento com rajadas, a que atribuímos o nome técnico de borrasca, ou seja, tempestade violenta e repentina, geralmente acompanhada de vento e chuva de curta duração.


A vigilância do estado do tempo no arquipélago e as previsões da sua evolução serão contínuas e atualizadas pelo o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica.