Informação Meteorológica - 07 de setembro de 2020

O Arquipélago de Cabo Verde está sob a influência de uma depressão Tropical denominada Dezoito (Eighteen)). 

O seu desenvolvimento, rotação e movimento indicam que durante o período da sua passagem, condicionará o estado do tempo nas próximas 48 horas, com ocorrência de precipitação de intensidade variável, intensificação do vento e agravamento significativo do estado do mar a Norte / Nordeste, em quase todas as ilhas, mas com maior incidência nas ilhas de Barlavento.

O vento máximo sustentado é de 30 nós, aproximadamente 60 km/hora, com rajadas de 40 nós, ou seja, aproximadamente 80 km/hora.

Os dados mostram que a depressão tropical Eighteen move-se em direção a Oeste, e o centro do ciclone está previsto passar próximo ou por cima das ilhas de Cabo Verde, a partir do final do dia de hoje, segunda-feira, ou no período da noite, podendo transformar-se em uma tempestade tropical, mais a oeste de Cabo Verde.

Recorda-se que, com o início da época das chuvas, tais situações tendem a ser cada vez mais frequentes, daí que a vigilância do estado do tempo no arquipélago e as previsões da sua evolução serão contínuas.

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, INMG, fará o acompanhamento permanente do sistema, a sua vigilância e monitorização, atualizando as informações do estado do tempo, de forma regular e contínua.

PDF